INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ÉTNICA

A intolerância religiosa e étnica é um mal, que sempre acompanhou a humanidade, em sua história. Ela dificulta a integração entre etnias, povos e culturas, e está na origem de lutas intestinas e "caça às bruxas", que costumam ser manchas sombrias e indeléveis, na história dos países.

Do ponto de vista histórico e sociológico, as várias formas de intolerância constituíram a base estruturante, na qual se apoia o racismo, que toma, inclusive, conotações distintas - além da questão racial propriamente dita - em razão de qualquer discriminação contra minorias, na forma de preconceitos, ora étnicos ora socio comportamentais ora ligado ao sexo e gênero, que resvalam em distorções quais a homofobia, a transfobia, a misoginia, o antissemitismo, etc.

Todos esses comportamentos podem ser punidos como injuria racial, sob a égide da Lei do Racismo - Lei 7.716/89, Lei do Racismo. Pune crime de preconceito de raça e cor, tendo sido alterada para incluir etnia, religião, procedência nacional e orientação sexual e de gênero (homofobia, transfobia e todo preconceito contra a comunidade LGBTQ APN+).