Projeto AVIVA18

Com o objetivo de tornar o ambiente corporativo, educacional e jurídico mais seguro e inclusivo, a AVIVA18 apresenta seu projeto de prevenção, capacitação e responsabilização no combate ao racismo e ao antissemitismo. A iniciativa visa educar lideranças e colaboradores, promovendo a conscientização e o compliance para prevenir ilícitos e garantir um ambiente livre de discriminação.

A criação do projeto é uma resposta ao aumento de casos de intolerância e crimes de ódio, especialmente contra a comunidade judaica, que aumentou exponencialmente.

As interações da AVIVA18 são customizadas, em relação às necessidades específicas de cada organização parceira, considerando seu momento e seu público de colaboradores.

Porque existimos

A sociedade brasileira vive um momento decisivo. Casos de antissemitismo e racismo crescem em velocidade assustadora, inclusive dentro das empresas — muitas vezes por falta de conhecimento jurídico.

A AVIVA18 nasceu como resposta a esse cenário. Somos uma entidade independente, sem fins políticos ou institucionais, dedicada a capacitar lideranças, prevenir ilícitos e responsabilizar condutas.

Nosso foco é a conscientização, aliada a um compliance ético e jurídico que protege pessoas, empresas e reputações.

Porque o racismo e o antissemitismo (que também é racismo) não nascem apenas do ódio — nascem da ignorância. E o esclarecimento é a forma mais poderosa de justiça preventiva.

A AVIVA18 auxilia organizações públicas e privadas no entendimentos dos temas críticos ligados a toda forma de racismo, com especial ênfase à pratica do antissemitismo.

As interações da AVIVA18 podem ser customizadas, em relação às necessidades específicas de cada organização parceira, considerando seu momento e seu público de colaboradores.

A intolerância religiosa e étnica é um mal, que sempre acompanhou a humanidade, em sua história. Ela dificulta a integração entre etnias, povos e culturas, e está na origem de lutas intestinas e “caças às bruxas”, que costumam ser manchas sombrias e indeléveis, na história dos países.

Do ponto de vista histórico e sociológico, as várias formas de intolerância constituíram a base estruturante, na qual se apoia o racismo, que toma, inclusive, conotações distintas - além da questão racial propriamente dita - em razão de qualquer discriminação contra minorias, na forma de preconceitos, ora étnicos, ora sociocomportamentais ora ligado ao sexo e gênero, que resvalam em distorções quais a homofobia, a transfobia, a misoginia, o antissemitismo, etc.

Todos esses comportamentos podem ser punidos como injuria racial, sob a égide da Lei do Racismo.

A urgência do esclarecimento

Muitos colaboradores e gestores não tem conhecimento apropriado para saber quando um ato configura crime.

Comentários, memes, brincadeiras ou posts podem configurar injúria racial, antissemitismo ou incitação ao ódio, puníveis pela Lei nº 7.716/89 e pela Lei nº 14.532/2023 (injúria racial equiparada a racismo).

A lei não admite a defesa baseada em “desconhecimento”.

Ignorar a norma é ignorar a própria responsabilidade.A consultoria e o compliance ético da AVIVA18 protege empresas e empresários da responsabilização por falhas internas —intencionais ou não. Esclarecimento é o antídoto contra risco jurídico, dano moral e prejuízo reputacional.

A lei não admite a defesa baseada em “desconhecimento”.

  • Compliance Preventivo:

    Treinamos lideranças e equipes para  identificar  riscos, corrigir condutas e  proteger as  empresas  de  responsabilização civil, penal e  reputacional.

  • Consultoria e Adequação:

    Apoio a departamentos jurídicos, RH e  compliance na criação de protocolos internos  de prevenção e resposta a  incidentes  discriminatórios.

  • Acolhimento e Apoio Jurídico                às Vítimas

    Escuta ativa, orientação e  acompanhamento  jurídico completo às  vítimas, em ambiente  profissional ou  pessoal.  Acolhimento humano, ético e  sigiloso. Ninguém está só.

  • Responsabilização e Educação            Pós-Conflito:

    Ação correta após incidentes: apurar,  responsabilizar infratores dolosos, restaurar o  ambiente e reconstruir a  confiança  interna.

O que fazemos

Os 18 Pilares da Conscientização

Saúde e segurança corporativa

1. Tipos de racismo

2. O que caracteriza o antissemitismo

3. Fundamentos jurídicos e penalidades

4. Danos ao ambiente empresarial

5. Aspectos psicológicos

6. Narrativas em contextos corporativos e educacionais

7. Responsabilidade das lideranças

8. Prevenção e abordagem empática

9. Bullying : Empresarial e Escolar

10. Atos aparentemente inofensivos, mas ilícitos - os limites da liberdade de expressão

11. Prevenção de riscos jurídicos

12. Gestão de crises e resposta institucional

13. Compliance e governança ética

14. Legislação comparada

15. Penalidades e reparações

16. Formação de comitês internos

17. O que fazer

18. Como fazer